Belo Horizonte / MG - quarta-feira, 01 de maio de 2024

Alimentação

Adolescência
Dos 20 aos 30 anos
Dos 30 aos 40 anos
Dos 40 aos 50 anos
A partir dos 50 anos



Adolescência
Época de rápido crescimento, que exige a ingestão de vários nutrientes, mas o mais interessante para a saúde de seu organismo e circulação do sangue é o ferro e a vitamina C. O cálcio também é fundamental para um crescimento sadio, é até os 30 anos que sua reserva de cálcio é formada no organismo evitando doenças como a osteoporose.

Dos 20 aos 30 anos
Nesta fase da vida, a mulher precisa de 200 calorias a menos do que na adolescência. O equilíbrio da alimentação é muito importante. O ideal seria comer as calorias que se desgastassem, incluindo nelas as proteínas (carnes brancas), carboidratos (gordura em pequena quantia), legumes, frutas e muitas fibras (cereais e vegetais). Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais a longo prazo podem apresentar uma carência de vitamina B. Sendo assim, deve-se ingerir alimentos que contenham o complexo B, como fígado, ovos, carne, peixe, leite e cereais. Um complemento vitamínico também é interessante.

Dos 30 aos 40 anos
Está na hora de você parar de comer errado e estabelecer bons hábitos. Nesta idade o metabolismo se torna mais lento, facilitando a tendência para o ganho de peso, com acúmulo de gorduras localizadas e flacidez.

Antes que isto aconteça, procure se alimentar com menos calorias, abusando de fibras, vegetais e frutas. Não fique muito tempo sem se alimentar, isso torna seu metabolismo ainda mais lento e seu organismo se acostuma a isso.

Se, no entanto, você tiver pressão normal, corpo flexível, articulações que não doem e não tem uma vida estressante, pode se orgulhar - você aprendeu a conservar sua saúde.

Dos 40 aos 50 anos
O ritmo das atividades rotineiras, provavelmente, agora é mais tranqüilo. O que significa que a porcentagem de calorias ingeridas deve ser menor.
Procure tomar dois copos de leite desnatado diariamente, podendo substitui-lo por iogurte. As fibras, frutas, verduras e legumes continuam sendo uma ótima escolha.

A partir dos 50 anos
Converse com o seu médico sobre a necessidade de uma complementação de vitaminas e minerais e também sobre o balanceamento adequado do seu peso levando em consideração suas atividades físicas e seu estado de saúde.
Será saudável a redução de alimentos gordurosos, principalmente os de origem animal, os quais contêm o colesterol que pode prejudicar a circulação sangüínea. Deve-se, no entanto, aumentar o consumo de legumes, verduras e cereais para compensar o desgaste natural de seu organismo.