Belo Horizonte / MG - quinta-feira, 02 de maio de 2024

Aproveitar a consulta

 

Como fazer uma boa Consulta Médica?
Uma consulta médica deve gerar confiança. O médico que você escolheu deve ser capaz de esclarecer todas as dúvidas que o preocupam. Para isso, ele espera de você a colaboração necessária para que ambos atinjam o resultado planejado. Portanto, dê informações relevantes e detalhadas e mantenha um relacionamento cordial e permanente. Faça de suas consultas um motivo de satisfação.

Horário
Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma, chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.

Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de pessoas que não estejam familiarizadas com o problema.

Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Monte também uma ordem de prioridades a serem discutidas com seu médico. Se possível escreva, para não esquecer. Leve suas anotações com você no dia da consulta.

 

 Nem sempre o horário de atendimento é cumprido, pois os pacientes têm necessidades e patologias diferentes. Escuto e atendo a cada um com esmero. Se demorar ou pouco, não se sinta relegado. A sua sua consulta também será pertinente à sua necessidade. Neste dia, não agende compromissos, baseado em uma consulta rápida. Este é um dia importante para você! - Prometo-lhe o melhor de mim.


Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. É importante que você saiba informar qual a dose da medicação e o tempo de uso. Se possível, leve as receitas destes medicamentos. Caso você já tenha apresentado alergia a algum medicamento, informe seu médico o tipo de remédio usado e quais reações apresentou.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença. Você ajudará seu médico a interpretar o resultado destes exames se colocá-los na ordem cronológica em que foram realizados.

Dúvidas
O momento da consulta ao seu médico deve ser bem aproveitado. Esclareça todas as suas dúvidas. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido. Caso você tenha alguma dificuldade, peça ao seu médico para escrever para você.

Como se preparar
Uma consulta de neurocirurgia constará de uma anamnese, seguida do exame físico geral e neurológico. Você deve comparecer a esta consulta vestido com roupas confortáveis e de fácil manuseio, assim facilitará seu exame físico. O exame neurológico consiste em uma série de testes físicos usados para identificar a exata localização de seu problema. O médico pergunta sobre a localização e caráter de alguma dor que você possa estar sentindo. Depois ele testa suas sensações, força e reflexos. Localizado o déficit, muitas vezes, seu médico é capaz de identificar a localização neurológica de uma anormalidade. Muitos problemas são detectados por um exame físico cuidadoso. Dispensando exames complementares.

Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.